Dentre os serviços de saneamento estão a coleta e o tratamento de esgoto. A coleta tem como objetivo levar o esgoto para longe das residências, enquanto o tratamento reduz a carga poluidora para que ele retorne à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente.
Assim, quando chega até a estação de tratamento de esgoto, os efluentes domésticos, comerciais e industriais passam por vários processos que diminuem a alta concentração de compostos orgânicos e outros nutrientes e elementos que os tornam prejudiciais ao meio ambiente.
Confira as principais etapas do processo de tratamento de esgoto:
1. Gradeamento
A primeira etapa do procedimento é a retenção de materiais mais grosseiros, como o lixo, em um filtro que é formado por grades. Assim, o processo ajuda a deixar o líquido livre dos resíduos sólidos que foram descartados incorretamente na rede de esgoto.
2. Desarenação
Depois da primeira etapa, o esgoto segue para a caixa de areia, onde é feita a remoção de todos os detritos sólidos presentes nele e que possam ter escapado ao processo anterior, através da sedimentação.
3. Tratamento biológico
Agora, o esgoto chega ao tratamento biológico no tanque de aeração, sendo exposto à ação de seres microscópicos, que promovem reações bioquímicas e condensam em flocos de lodo a matéria orgânica que até então estava dissolvida no efluente.
4. Decantação
Após o tratamento biológico, o líquido é submetido a um processo de decantação. Através dele, o lodo formado vai para o fundo do tanque, separando-se da parte líquida, que já está livre de impurezas.
5. Descarte
Por fim, o lodo produzido no processo é desidratado e levado para um aterro sanitário especializado. Assim, o esgoto clarificado e corretamente tratado é devolvido ao meio ambiente.