A Identidade Jovem (ID Jovem) é um documento gratuito de emissão virtual. Ele permite ao jovem de baixa renda ter acesso a diversos benefícios como desconto de 50% em shows, cinemas, teatros e outros eventos artístico-culturais e esportivos.
Além disso, a Identidade Jovem também garante duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, seja por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional.
O ID Jovem ainda oferece a isenção do pagamento de taxa para a emissão da Carteira de Identidade Estudantil.
Têm direito a esse documento jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos. Para ter acesso ao benefício não é necessário estar estudando.
Para que o jovem de baixa renda possa ser contemplado pelo programa é preciso que ele atenda aos seguintes requisitos:
- renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- jovem de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos;
- estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses.
Como se cadastrar no ID Jovem
O jovem precisa ir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para se cadastrar no Programa Identidade Jovem (ID Jovem) ou fazer a atualização dos seus dados.
No CRAS poderá ser solicitado comprovantes de renda e domicílio e documentos oficiais. Se deseja saber a relação de todos os documentos necessários, entre em contato com o CRAS de referência de onde mora.
Após fazer a atualização da base de dados do programa, o jovem poderá fazer a emissão do documento por meio do site ou do aplicativo.
O processo para gerar sua Identidade Jovem é bastante simples. Você só precisa preencher, pelo aplicativo ID Jovem ou pelo endereço idjovem.juventude.gov.br, os seguintes dados:
- NIS, Número de Identificação Social;
- Nome Completo;
- Data de Nascimento;
- Nome da Mãe.