O Bolsa Família apresenta algumas regras para incluir novos beneficiários, como também para que as famílias já contempladas permaneçam no programa. Nesse caso, seria permitido financiar uma casa pela Caixa? Vamos entender.
Os beneficiários do Bolsa Família podem financiar um imóvel pela Caixa Econômica e, além disso, também podem obter isenção total dos pagamentos através do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Essa iniciativa do governo federal tem como objetivo facilitar o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda. Através dela, beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem conseguir a isenção total das prestações do imóvel que foi financiado.
A isenção dos pagamentos pode ser conseguida tanto para novos contratos quanto para contratos antigos. No caso dos novos contratos a isenção será considerada durante a análise de enquadramento pela Caixa Econômica Federal.
Além disso, a medida também reduz o número de parcelas para famílias da Faixa 1 que não recebem esses benefícios, diminuindo de 120 para 60 parcelas o tempo de quitação do imóvel.
Como acessar o Bolsa Família em 2024?
Para conseguir o Bolsa Família é preciso que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Também é necessário estar inscrito no Cadastro Único, com os dados corretos e atualizados.
O cadastramento é realizado em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como em um CRAS mais próximo. Para isso, é necessário que o responsável pela família apresente o CPF ou o título de eleitor.
Todos os meses o Bolsa Família identifica, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas no programa e que começarão a receber o benefício.