É obrigatório possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para conduzir um veículo em qualquer parte do Brasil. A “carteira de motorista”, como é popularmente conhecida, é um documento que atesta a aptidão de alguém para conduzir um veículo motorizado, como um carro, caminhão ou um ônibus.
Para conseguir a CNH é necessário ser uma pessoa alfabetizada a partir dos 18 anos de idade, como também passar por um processo de formação até estar apta para enfrentar o trânsito sozinha.
Confira a seguir os documentos e pré-requisitos necessários para conseguir a primeira habilitação:
- Documento Oficial com foto;
- Documento CPF original ou documento que contenha o número do CPF;
- Comprovante original de residência;
- Ser penalmente imputável;
- Saber ler e escrever.
Além disso, para obter a primeira habilitação o candidato deverá fazer obrigatoriamente os seguintes exames:
- Avaliação Psicológica
- Exame de Aptidão Física e Mental
- Exame Teórico
- Exame Prático de Direção Veicular
Como conseguir a CNH
O candidato pode iniciar o processo de habilitação junto ao Detran em uma das Unidades de Atendimento. A foto digital (Biometria) será feita no DETRAN, após a confirmação do pagamento da guia.
Caso seja considerada apta nos exames (Aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica), a pessoa deverá ir a um CFC (Centro de Formação de Condutores) de sua preferência para realizar o Curso Teórico Técnico, que possui carga horária mínima de 45 horas/aula.
Também será preciso realizar a prova teórica técnica na data marcada pelo próprio CFC. Se for aprovado, o cidadão pode realizar o curso prático de direção veicular de, no mínimo, 25 horas/aula no CFC escolhido.
Ainda será necessário realizar a prova prática de direção veicular na data marcada pelo CFC. Quando encerrar o processo, a Permissão para Dirigir (PPD) será enviada via Correios ao endereço de cadastro.
Essa Permissão para Dirigir terá validade de 12 meses e, após este período, o condutor poderá pedir a Carteira Nacional de Habilitação. Para isso, é preciso que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.