Por mais que pareça ser uma boa maneira de se refrescar do calor, há muitos perigos em entrar em rios e açudes, como o risco de afogamento.
Assim, é importante tomar muito cuidado. Não é recomendável entrar em águas desconhecidas por vários motivos, como não saber qual a profundidade, nem o que pode haver na água.
Além disso, você não deve entrar em qualquer que seja o manancial após ter ingerido bebida alcoólica, pois é muito perigoso.
Correntezas também devem ser motivo de bastante atenção. É importante ficar atento à força das águas, pois elas podem arrastar os banhistas.
Além disso, é fundamental tomar muito cuidado com crianças em ambientes aquáticos. É recomendado optar por locais com a presença de guarda-vidas.
O que é um rio?
Rios são cursos de água doce, responsáveis por cobrir parte da superfície da Terra. Quanto a suas principais características, elas estão relacionadas com outros aspectos geográficos, como o clima, relevo e vegetação.
Os rios são classificados em perenes e intermitentes. Nos rios intermitentes os leitos secam ou congelam durante algum período do ano, já os perenes correm durante o ano todo.
Rios são utilizados pelo ser humano para várias atividades, como para o abastecimento doméstico, geração de energia, produção agropecuária e produção industrial. Sua importância está atrelada, principalmente, ao fornecimento de água doce.
Os principais rios do Brasil são o São Francisco, Amazonas e o Paraná. Os rios funcionam como um importante sistema ambiental, possibilitando a manutenção do equilíbrio ecológico, como também a conservação da vida no planeta.
Em relação aos principais elementos geográficos que compõem a formação do alto, médio e baixo curso de um rio, são eles: nascente, curso e foz.