O processo de tratamento de esgoto ocorre através da remoção de poluentes. Quanto ao método que é utilizado, ele depende das características físicas, químicas e biológicas.
Na Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, o método escolhido nas grandes estações de tratamento é por lodos ativados. Nele, há uma fase líquida e outra sólida.
Esse método foi desenvolvido em 1914 na Inglaterra e é amplamente utilizado para tratamento de esgotos domésticos e industriais.
No processo, uma massa biológica cresce, forma flocos e é continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica sempre com a presença de oxigênio (aeróbio).
Esse processo é estritamente biológico e aeróbio. Nele, o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração.
Quando este procedimento é finalizado, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado. Assim, o lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico.
Além das estações convencionais, a Sabesp dispõe de lagoas de tratamento no interior. Agora, no litoral as instalações adotam o método de lodos ativados e em algumas cidades há emissários submarinos para lançar os esgotos tratados no mar.
Importância do tratamento do esgoto
O tratamento do esgoto doméstico é muito importante para a preservação do meio ambiente. Vale destacar que o esgoto contamina lagos, rios, represas e mares porque tem excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, como a leptospirose e cólera, por exemplo.
Assim, pode transformar áreas próximas, desequilibrando o ecossistema da região. No caso dos rios e praias, eles sofrem processo de assoreamento, que nada mais é do que o aumento de sedimentos (sólidos) em sua base, o que provoca o aumento do nível da água e, consequentemente, enchentes.
Além disso, o esgoto também pode contaminar mananciais e locais que servem como fonte de água potável para as pessoas. O mau cheiro também é uma consequência do esgoto doméstico jogado na natureza.