O Pix foi desenvolvido pelo Banco Central e oferece uma alternativa para pagar contas com facilidade, realizar transferências e também receber pagamentos de maneira instantânea. O valor é creditado na conta de destino em segundos, mesmo quando a transação é feita entre bancos distintos.
Os serviços do Pix podem ser acessados a qualquer momento do dia ou da noite, incluindo finais de semana e feriados.
Não é preciso fornecer todos os dados bancários e pessoais para quem vai transferir dinheiro para você, agora basta informar sua Chave Pix.
Essa chave pode ser o seu CPF, número de telefone celular, e-mail ou uma chave aleatória gerada pelo sistema.
Cada uma dessas chaves só pode ser vinculada a uma de suas contas bancárias, mas se desejar, pode cadastrar todas as chaves Pix em uma única conta.
Os clientes da Caixa podem cadastrar a Chave Pix pelo App CAIXA, CAIXA Tem, pelo Internet Banking ou nos terminais de autoatendimento, disponíveis nas agências da Caixa Econômica.
Quando acessar o canal escolhido, você encontrará facilmente o ícone do Pix e as orientações para fazer o cadastramento da sua chave. Assim, basta seguir o passo a passo que será apresentado.
Como funciona o Pix
Para receber através desse meio de pagamento, cadastre a sua Chave Pix na Caixa e forneça para quem vai fazer a transferência do valor para você. Além disso, também pode gerar um QR Code e disponibilizar para quem vai efetuar o pagamento.
No caso dos estabelecimentos comerciais, eles podem gerar QR Codes, com ou sem valor fixo, e deixar visíveis no balcão para agilizar os pagamentos dos clientes.
Caso deseje pagar ou transferir, acesse o ícone do Pix no Internet Banking, app CAIXA ou CAIXA Tem na opção “Pagar/Transferir” e informe a Chave Pix de quem vai receber o valor. Você também pode capturar com a câmera do celular o QR Code gerado pelo recebedor.