Instituições financeiras cobram juros como uma forma de compensação durante a concessão de crédito, como ao emprestar dinheiro ou permitir o parcelamento de uma compra.
Os juros ao mês é a taxa cobrada todos os meses em cima do serviço feito, empréstimo concedido ou produto vendido.
Essa taxa é calculada segundo um percentual sobre o valor principal da operação financeira. Os juros ao mês são muito comuns e podem ser encontrados em compras e empréstimos, por exemplo.
Para calcular a taxa de juros ao mês segundo a anual, você deve entender o contexto, seja de juros simples ou compostos. Em ambos, será preciso as seguintes informações: o valor inicial, a taxa de juros e o período em meses envolvido no cálculo.
Assim, a fórmula básica para calcular o juro ao mês é: Juros Mensais = Valor Principal x Taxa de Juros Mensal x Tempo em Meses.
Saiba que a taxa de juros ao mês será determinada pela instituição financeira com a qual você está fazendo o negócio. É comum taxas de juros diferentes de uma empresa para outra no caso de empréstimos, por exemplo.
Assim, é importante procurar uma empresa que, além de oferecer a menor porcentagem de juros, não inclua outras taxas no Custo Efetivo Total (CET).
Como fazer o cálculo dos juros ao mês
É importante entender como calcular juros para tomar boas decisões financeiras. Há duas formas principais de calcular juros.
Nos juros simples, os juros são calculados apenas sobre o valor principal (ou capital) ao longo do tempo. Assim, a fórmula é a seguinte: Juros Simples = Valor Principal x Taxa de Juros x Tempo.
Agora, nos juros compostos, os juros são calculados sobre o valor principal e também sobre os juros acumulados anteriormente. Por isso, a fórmula é um pouco mais complexa: Montante = Valor Principal x (1 + Taxa de Juros / n) ^ (n * Tempo).
Nos juros compostos, “n” representa o número de vezes que os juros são compostos por ano. Nos juros simples, o valor dos juros é o mesmo a cada mês. Nos juros compostos ocorre um aumento gradual do saldo ao longo do tempo.