Você sonha em ser um piloto de avião? Esteja ciente que o salário pode variar significativamente com base em vários fatores, como o tipo de aeronave que está habilitado para pilotar.
Além disso, a experiência do piloto, o país em que trabalha, bem como a companhia aérea para a qual oferece seus serviços, são considerados para calcular a quantia paga.
Segundo dados do InfoJobs, R$ 14.050 ao mês é o salário médio aproximado de um(a) piloto de avião no Brasil. No caso de pilotos de companhias aéreas comerciais, os salários tendem a ser mais elevados, especialmente à medida que acumulam mais experiência e avançam em suas carreiras.
Além disso, em alguns países, pilotos de companhias aéreas de renome podem receber altos salários, incluindo benefícios adicionais, como alojamento subsidiado, plano de saúde e outras vantagens.
Também vale destacar que a profissão de piloto de avião pode exigir longas horas de trabalho, horários irregulares e períodos longe de casa. Tudo isso pode influenciar a percepção do valor do salário, além dos números.
Qual a formação para ser piloto de aviões?
O primeiro passo para se tornar um piloto de avião é obter a carteira de Piloto Privado (PP). Quem estiver interessado deve ter mais de 18 anos, ensino médio completo e passar por um exame médico para obter o Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe.
Após realizar o exame médico, será preciso se inscrever em uma escola reconhecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o curso teórico de Piloto Privado. Quanto ao custo do curso, ele pode variar, podendo ultrapassar R$ 3.000 em algumas escolas.
Esse curso vai incluir disciplinas como Conhecimentos Técnicos, Teoria de Voo, Navegação Aérea, Meteorologia e Regulamentos de Tráfego Aéreo.
Após concluir o curso teórico e passar por uma prova da Anac, a pessoa pode iniciar as aulas práticas de voo. São necessárias, no mínimo, 40 horas de voo.