A paulistana Maria Julia dos Santos Coutinho Moura, conhecida popularmente como Maju Coutinho, é filha dos professores Zilma Coutinho e João Raimundo Coutinho. Antes do jornalismo, Maju trabalhou como professora.
A redescoberta da comunicação como carreira profissional aconteceu após um teste vocacional. Maju Coutinho havia passado para um concurso da prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) para dar aula a crianças da quarta série do ensino fundamental.
Na época, ela já estudava pedagogia na Universidade de São Paulo, contudo, o teste vocacional a levou a acumular o ensino na USP e o trabalho de professora com o curso de Jornalismo, na Cásper Líbero.
Assim, Maju conseguiu conciliar as atividades por um tempo. Contudo, depois optou por focar na faculdade de Jornalismo. Durante a faculdade, entendeu que a área audiovisual era a que realmente lhe interessava.
Maju conseguiu um estágio na TV Cultura em 2002, no início não remunerado, mas aos poucos foi ganhando espaço na emissora. Além disso, a jornalista apresentou também o ‘Cultura Meio-Dia’, em 2006, e, incentivada por colegas da TV, fez contato com Denise Cunha Sobrinho, então chefe de reportagem da Globo em São Paulo, em busca de uma vaga.
Início de Maju Coutinho na Globo
Maju foi chamada para uma entrevista e começou em 2007, com um contrato temporário de um ano. Sua estreia na Globo foi no ‘SPTV 2ª edição’, com uma matéria sobre o ar seco em São Paulo.
Na Globo, a primeira entrada ao vivo acontecia no ‘Bom Dia São Paulo’, depois eram gravados boletins para a programação da manhã e reportagens para a primeira edição do ‘SPTV’.
Durante esse período, em que passou pelo ‘Globo Rural’ e por quase todos os telejornais da manhã, foi que Maju começou a ser conhecida pelo apelido, que veio dos tempos de Ensino Médio.