A lagoa natural mais profunda do Brasil pode ser encontrada na região do baixo Vale do Rio Doce. O ponto mais fundo da lagoa Palmas, em Linhares, perto do litoral capixaba, atinge 50,7 metros.
Isso foi descoberto pela equipe de Gilberto Barroso, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em um detalhado estudo morfométrico.
O espelho de águas da lagoa se espalha por uma área de 10,3 quilômetros quadrados. Além disso, ela está situada numa região onde há cerca de 90 lagos. A lagoa Palmas apresenta um formato que lembra a letra Y ou uma forquilha.
Por causa da sua conformação, a maior parte da água se concentra nas zonas fundas e distantes das bordas, o que também faz com que nem todas as camadas de água se misturem. Assim, falta oxigênio nas partes mais profundas do lago.
3 lagos mais profundos do mundo
Lago Baikal, Rússia
Esse lago possui mais de 1,6 mil metros de profundidade, estando na região russa da Sibéria. Seus 32 mil km² também fazem do Baikal o maior lago de água doce do planeta, abrigando centenas de espécies animais.
Lago Tanganica, Tanzânia, Congo, Burundi, Zâmbia
O lago Tanganica é o mais profundo da África, com quase 1,5 mil metros, e se encontra na fronteira entre quatro países africanos (Tanzânia, Congo, Burundi e Zâmbia). Esse lago é habitado principalmente por pescadores.
Mar Cáspio, Irã, Rússia, Turcomenistão, Cazaquistão, Azerbaijão
O maior lago do planeta, com mais de 371 mil km² entre a Europa e a Ásia, também é um dos mais profundos do mundo, chegando em certos pontos a 1.025 metros. Há cruzeiros que percorrem o Mar Cáspio em passeios de algumas horas ou vários dias.