O Auxílio-Gás, um benefício fundamental para muitas famílias brasileiras, está prestes a ser pago antecipadamente para alguns beneficiários.
O Auxílio-Gás é um programa que visa ajudar as famílias de baixa renda a custear o botijão de gás de cozinha de 13 kg. O benefício libera uma quantia que corresponde a 100% da média nacional do valor do botijão, e a previsão é que, nesta rodada, o valor fique entre R$ 100 e R$ 110.
Como é calculado o valor do benefício?
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) realiza a apuração do preço médio do botijão de gás em todo o Brasil. Esses valores são coletados e enviados ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que utiliza esses dados para definir o valor do benefício.
A média nacional é usada para assegurar que o valor concedido seja representativo para a maioria das famílias, independentemente das variações regionais.
Antecipação do pagamento
Para a alegria de muitos, o pagamento do Auxílio-Gás será antecipado para alguns grupos de beneficiários. Essa antecipação é uma medida para garantir que as famílias em situações de maior vulnerabilidade recebam o auxílio o mais cedo possível.
O pagamento antecipado será feito para os beneficiários que residem em cidades ou estados onde foi decretada situação de calamidade pública devido a desastres naturais. No caso específico do Rio Grande do Sul, essa antecipação será aplicada ao longo de todo o ano de 2024, devido à situação de calamidade contínua no estado.
Cronograma de pagamento para o demais beneficiários
Para os demais cidadãos em todo o país, o pagamento seguirá o calendário baseado no final do Número de Identificação Social (NIS) do titular do benefício. Confira o cronograma abaixo:
- 19 de agosto: Final do NIS 1
- 20 de agosto: Final do NIS 2
- 21 de agosto: Final do NIS 3
- 22 de agosto: Final do NIS 4
- 23 de agosto: Final do NIS 5
- 26 de agosto: Final do NIS 6
- 27 de agosto: Final do NIS 7
- 28 de agosto: Final do NIS 8
- 29 de agosto: Final do NIS 9
- 30 de agosto: Final do NIS 0
Fique atento ao calendário de pagamento e verifique as datas específicas para o seu NIS para planejar melhor suas finanças e assegurar que você aproveite o benefício no momento certo.