O calor intenso registrado durante o Pikes Peak Regional Airshow, no Colorado, Estados Unidos, no último sábado (17), levou cerca de 100 pessoas a buscarem tratamento de emergência, com 10 delas sendo encaminhadas a hospitais locais, informaram as autoridades.
A maioria dos afetados foi atendida por equipes de emergência no próprio local do evento, realizado no Aeroporto Municipal de Colorado Springs, cerca de 130 quilômetros ao sul de Denver, conforme comunicado do Corpo de Bombeiros de Colorado Springs publicado nas redes sociais.
Ações rápidas evitaram consequências mais graves
O chefe do Corpo de Bombeiros de Colorado Springs, Randy Royal, destacou que as “ações rápidas” dos organizadores e das autoridades de emergência foram cruciais para evitar ferimentos mais graves durante o show aéreo. O evento, que contou com apresentações da famosa equipe de exibição de voo Blue Angels da Marinha dos EUA, teve todos os ingressos esgotados para os dois dias de apresentações, sábado e domingo.
Em meio ao calor intenso, uma postagem no Instagram do Pikes Peak Regional Airshow alertou os participantes sobre a importância de se manterem hidratados, lembrando que havia um posto de água gratuito disponível no centro do terreno, próximo ao posto médico.
O Serviço Nacional de Meteorologia em Pueblo, Colorado, havia emitido um alerta de calor para a região, com temperaturas previstas entre 33,8 e 37,7 graus Celsius na tarde de sábado. O aviso permaneceu em vigor para os condados de El Paso e Pueblo até o domingo, das 12h às 19h.
Diante das altas temperaturas previstas para o segundo dia do evento, o corpo de bombeiros orientou os participantes a se prepararem adequadamente, levando garrafas de água, chapéus, protetor solar e guarda-sóis para evitar problemas relacionados ao calor.