O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma modalidade que permite aos participantes retirarem parte do saldo de suas contas no FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.
As datas de liberação dos valores são estabelecidas de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador. O saque-aniversário é uma opção dada aos trabalhadores que desejam ter acesso a uma parte do saldo do Fundo de Garantia a cada ano, em vez de esperar por uma condição específica para acessar as quantias, como a demissão sem justa causa.
No entanto, ao escolher essa modalidade, o beneficiário abre mão de sacar o montante total em casos de desligamento. Assim, ele terá acesso apenas à multa rescisória de 40% sobre os depósitos realizados pelo último empregador.
Quem deseja aderir ao saque-aniversário deve acessar o aplicativo do FGTS ou o site da Caixa Econômica Federal e selecionar essa opção. Vale lembrar que, uma vez escolhida, só será possível reverter a decisão após dois anos.
Além disso, qualquer alteração implicará na espera de um período de carência para o saque integral do FGTS por demissão.
Calendário do saque-aniversário do FGTS
Confira todas as datas para essa modalidade:
- Fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril
- Março: de 1º de março a 31 de maio
- Abril: de 1º de abril a 28 de junho
- Maio: de 2 de maio a 31 de julho
- Junho: de 3 de junho a 30 de agosto
- Julho: de 1º de julho a 30 de setembro
- Agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro
- Setembro: de 2 de setembro a 30 de novembro
- Outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro
- Novembro: de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
- Dezembro: de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025