As instituições financeiras cobram os juros como uma forma de compensação durante a concessão de crédito. Isso acontece tanto ao emprestar dinheiro, como ao permitir o parcelamento de um produto.
É importante esclarecer que os juros ao mês servem, principalmente, como incentivo para o credor emprestar/vender um bem ou prestar um serviço.
Assim, juros ao mês é a taxa cobrada todos os meses em cima do bem vendido, serviço feito ou empréstimo concedido.
A taxa é calculada de acordo com um percentual sobre o valor principal da operação financeira, que pode ser uma compra, um empréstimo ou um serviço.
Os juros ao mês estão presentes em quase todas as operações financeiras, desde compras até empréstimos. Dessa forma, é importante ficar atento, pois os juros além de mensais, também podem ser anuais e, em alguns casos, diários.
Como fazer o cálculo da taxa de juros ao mês?
Quem deseja calcular a taxa de juros ao mês com base na anual deve entender o contexto, seja de juros simples ou compostos. Nos dois casos você precisará das seguintes informações: o valor inicial, a taxa de juros e o período em meses.
Assim, a fórmula básica para calcular o juro ao mês é: Juros Mensais = Valor Principal x Taxa de Juros Mensal x Tempo em Meses.
Vale destacar que a taxa de juros ao mês em uma operação de crédito é determinada pela instituição financeira com a qual foi feito o negócio.
Ao contratar empréstimos, é bastante comum encontrar taxas de juros diferentes de uma empresa para outra. Assim, é importante que você procure uma que, além de oferecer a menor porcentagem de juros, não inclua outras taxas no Custo Efetivo Total (CET).