A Caixa Econômica Federal tem como objetivo emitir 100% dos cartões de débito para beneficiários do Bolsa Família com a tecnologia NFC (Near Field Communication), permitindo que as famílias façam pagamentos por aproximação.
Os beneficiários já podem cadastrar o cartão de débito físico nas carteiras digitais Google Pay (Elo e Visa) ou Samsung Pay (Visa). Dessa forma, conseguem realizar pagamentos por aproximação utilizando o próprio celular.
Através da chegada dos cartões físicos com a tecnologia contactless (por aproximação), a Caixa Econômica informa que haverá mais praticidade na hora dos beneficiários fazerem pagamentos, sendo essa uma das grandes vantagens de fazer pagamentos por aproximação.
Essa tecnologia permite fazer pagamentos sem precisar inserir o cartão de crédito ou débito na maquininha e digitar a senha, no caso de compras de até R$ 200. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os brasileiros, em geral, pagaram mais por aproximação do que com o cartão tradicional em compras presenciais no terceiro trimestre de 2023.
Além disso, a Caixa também ressalta que os cartões contactless possuem menos desgaste físico, pois para fazer o pagamento não ocorre o atrito entre eles e a maquininha, o que acaba por aumentar a sua vida útil e contribuir para menos uso de plásticos.
Estoque de cartões do Bolsa Família
Ainda há estoque de cartões sem a tecnologia que permite o pagamento por aproximação. Só após esse estoque ser disponibilizado para os beneficiários é que a Caixa diz que irá iniciar a emissão dos cartões com a tecnologia NFC.
Os cartões que são emitidos para os beneficiários do programa Bolsa Família possibilitam a realização de compras na modalidade débito.
O Bolsa Família atende cerca de 21 milhões de famílias. A liberação das parcelas é feita segundo o calendário de pagamento e obedece a ordem do número final do NIS, Número de Identificação Social.