A previsão do tempo funciona como um processo que antecipa as condições climáticas locais por meio da análise de dados meteorológicos. Esse processo é feito especialmente pelos meteorologistas, isto é, os profissionais que analisam as condições físicas da atmosfera.
Através da obtenção e da análise de dados obtidos das estações meteorológicas é realizada a previsão do tempo. Essas estações estão equipadas com vários instrumentos de coleta de dados atmosféricos.
No Brasil, o principal órgão responsável pela previsão do tempo é o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet).
A previsão do tempo faz um amplo processo de antecipação das condições meteorológicas, considerando a análise das condições geográficas e climáticas de uma localidade.
Atualmente, esse processo conta com um intenso uso de ferramentas de tecnologia da informação e da comunicação, que auxiliam na maior confiabilidade dos dados levantados.
Como é feita a previsão do tempo?
A previsão do tempo é realizada através da coleta, análise e tratamento dos dados atmosféricos obtidos em várias estações meteorológicas. As estações estão espalhadas em várias localidades do planeta. Elas auxiliam na compreensão das condições meteorológicas locais através da coleta de diversos dados sobre o tempo e o clima de uma localidade.
As estações meteorológicas estão equipadas com vários aparelhos e diversas tecnologias, como higrômetro, termômetro, pluviômetro, anemômetro e barômetro.
As estações são responsáveis por enviar os dados coletados para as centrais de monitoramento que, através do trabalho dos meteorologistas aliado ao uso de máquinas e equipamentos de geotecnologia, irão produzir relatórios sobre as condições climáticas locais e a previsão do tempo para os próximos dias.
Os meteorologistas são profissionais que se formam em nível superior no curso de Meteorologia. Eles são os principais responsáveis pelo processo de previsão de tempo.