Muitos brasileiros adotaram o Pix como seu principal meio de pagamento. Ele foi criado pelo Banco Central do Brasil (BC) com o propósito de agilizar transferências, além disso, promove a inclusão financeira, aumentando a competitividade do mercado, pois é gratuito.
Diferentemente de outras formas de transações bancárias, o Pix realiza transferências de maneira imediata. Dessa forma, a quantia é enviada para o recebedor em questão de segundos. Por sua facilidade e rapidez o Pix se tornou um dos principais meios de pagamentos do Brasil.
Também é possível fazer o pagamento de uma compra de maneira semelhante ao débito com o Pix, sem precisar possuir um cartão físico ou uma maquininha.
Além disso, esse meio de pagamento permite fazer transferências apenas inserindo uma chave Pix ou lendo um QR Code. Assim, você não precisa preencher dados de conta, agência e documentos, como em outras modalidades. Inclusive, nesse meio de pagamento não há restrição de horário.
Dessa forma, é possível fazer transferências pelo Pix até mesmo aos fins de semana e feriados, e entre quaisquer instituições financeiras.
Passo a passo para fazer um Pix pelo Nubank
Os clientes do Nubank podem fazer transferências ou pagamentos através do Pix com o passo a passo a seguir:
- primeiro, abra o aplicativo do Nubank em seu celular;
- na página inicial do app, toque em “Área Pix”;
- depois, selecione “Transferir”, digite o valor que deseja enviar e toque na setinha;
- digite ou cole a chave Pix no campo indicado. Você também pode selecionar uma opção na lista de contatos;
- clique no botão para transferir e veja se os dados na tela estão corretos;
- se todas as informações estiverem corretas, basta clicar no botão “Transferir” e informar sua senha para finalizar a transação pelo pix.