A aposentadoria rural do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, é um direito dos trabalhadores que exercem atividades no campo, seja como contribuintes individuais, empregados, avulsos ou especiais.
Cada categoria da aposentadoria rural possui requisitos e documentos específicos para comprovar o tempo de trabalho rural e solicitar o benefício.
É importante esclarecer que a Reforma da Previdência de 2019 não alterou as regras para a aposentadoria rural por idade. Assim, as regras continuam exigindo a idade mínima de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens, e o período de carência de 180 meses.
A decisão de manter as regras previdenciárias nesse caso ocorreu pelo reconhecimento das condições diferenciadas de trabalho que os trabalhadores rurais enfrentam.
A realização do trabalho no campo é marcada por longas jornadas, além de exposição a intempéries, como também o uso de ferramentas e maquinários pesados. Considerando ainda a dificuldade de acesso a serviços básicos como saúde e educação.
Portanto, a manutenção das regras para a aposentadoria rural na Reforma de 2019 reforça o compromisso do governo com o bem-estar dos trabalhadores do campo.
Como solicitar a aposentadoria rural por idade
Para pedir o benefício siga o passo a passo:
- Acesse o site Meu INSS;
- Clique no botão“Novo Pedido”;
- Digite “aposentadoria por idade rural;
- Na lista, selecione o nome do serviço/benefício;
- Por fim, leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções que serão apresentadas.
Após solicitar o benefício, para acompanhar e receber a resposta do seu processo observe as seguintes instruções:
- Acesse novamente o Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar Pedidos”;
- Agora, será preciso encontrar seu processo na lista;
- Para conferir mais detalhes clique na opção “Detalhar”.
Se precisar de mais informações ou para tirar dúvidas sobre este serviço, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. Esse serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h em horário de Brasília.