As quantias cobradas pelo Imposto Territorial Urbano (IPTU) 2024 para os moradores de São Paulo podem ser consultadas de maneira simples através da internet. A cobrança do imposto municipal é feita com base no valor venal do imóvel.
Essa quantia corresponde ao preço da propriedade segundo avaliação do poder público. A Prefeitura de São Paulo divulgou o Edital do IPTU 2024 no início de janeiro, com o calendário completo de entrega de notificações, bem como a data de vencimento da primeira parcela ou total à vista, e demais informações.
Contudo, em algumas situações os contribuintes podem pedir a 2ª via do tributo. Isso está liberado no caso do não recebimento, extravio ou perda da Notificação de Lançamento do IPTU ou da prestação mensal do imposto (boleto para pagamento); ou para pagamento com PIX.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, para fazer a emissão da segunda via não há restrição de acesso e será preciso informar o número do cadastro do imóvel (também chamado de número do contribuinte ou SQL), o exercício, bem como o número da prestação a ser emitida.
Como emitir a segunda via do IPTU de São Paulo em 2024
O processo para solicitar a segunda via do Imposto Territorial Urbano (IPTU) 2024, no caso dos moradores de São Paulo, é simples e pode ser feito rapidamente através da internet.
Para isso, o contribuinte deve seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse este link da Prefeitura de São Paulo;
- Depois, preencha seu número do contribuinte;
- Escolha o número de parcelas;
- Nesse momento, informe o ano de exercício;
- Preencha o código da imagem;
- Por fim, clique em “Gerar 2ª via”.