É possível parcelar o IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que está atrasado de maneira simples e rápida. O parcelamento da dívida é uma opção interessante para quem não conseguiu fazer o pagamento do imposto de uma só vez, no prazo indicado.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado todos os anos. Você pode consultar o IPVA atrasado através do site da Secretaria da Fazenda do seu estado.
Se quiser fazer a consulta, informe os dados do RENAVAM e da placa do veículo para verificar os débitos que estão pendentes. Para realizar a consulta presencialmente você pode ir até um posto da Secretaria da Fazenda em sua cidade.
É possível parcelar o IPVA atrasado e fazer o pagamento por meio do boleto bancário. Com essa alternativa os contribuintes que não conseguiram quitar o imposto na data de vencimento original podem pagar a dívida.
Passo a passo para regularizar o IPVA atrasado
É necessário atender a alguns requisitos básicos para regularizar o IPVA atrasado através do parcelamento no boleto. Veja o passo a passo:
- Faça a consulta do débito acessando o site da Secretaria da Fazenda do seu estado. É preciso informar o número do RENAVAM do veículo para verificar os débitos pendentes de IPVA.
- Após isso, confira se o estado permite o parcelamento do IPVA atrasado e veja as condições específicas. Você pode conferir o valor da entrada (se necessário), o número máximo de parcelas e a taxa de juros aplicada sobre o débito.
- Depois, preencha o formulário para solicitar o parcelamento no portal da Secretaria da Fazenda ou do Detran. Isso pode ser feito informando os dados solicitados, como RENAVAM do veículo e CPF/CNPJ do proprietário. Também escolha o número de parcelas.
- Quando o parcelamento for aprovado, você deve emitir o boleto para pagamento no mesmo portal.