O parcelamento do IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, pode ser realizado por quem está com dificuldades em quitar o valor total da cobrança. Ele pode ser feito em até 12 vezes, com juros e taxas adicionais cobrados pela empresa credenciada pela Secretaria da Fazenda do estado.
Há duas maneiras de parcelar o IPVA em 2024. A primeira é o parcelamento direto com o estado, que é oferecida diretamente pelo órgão estadual responsável pela gestão do IPVA. Nesse caso, não envolve a cobrança de juros ou taxas adicionais.
Vale esclarecer que o número de parcelas e as condições podem variar segundo a legislação estadual, mas pode chegar a até 6 parcelas.
Há também o parcelamento por meio de empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda do estado. Nesse caso, envolve a cobrança de juros e taxas adicionais. Esse parcelamento pode chegar a até 12 vezes.
Como emitir boletos parcelados do IPVA
Veja a seguir como emitir boletos parcelados do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, 2024 pelo órgão estadual:
- Primeiro, acesse o site oficial do Departamento de Trânsito (DETRAN) do seu estado;
- No site, encontre a seção específica relacionada ao parcelamento do IPVA;
- Preencha todas as informações solicitadas, como a placa do veículo e o número do RENAVAM;
- Escolha quantas parcelas quer pagar, observando as opções oferecidas pelo órgão estadual;
- Revise as condições do parcelamento;
- Agora, confirme a opção de parcelamento e emita os boletos para pagamento; e
- Por fim, guarde os comprovantes.
Apesar do parcelamento do IPVA oferecer vantagens, é importante considerar os juros e taxas adicionais cobrados pela empresa credenciada pela Secretaria da Fazenda do estado para saber se realmente é a melhor escolha na sua situação financeira.