O celular é um aparelho utilizado em diversas situações, como para movimentar recursos financeiros através do acesso a contas bancárias. Assim, atualmente é ainda mais necessário ter cuidado para que ele não caia em mãos erradas.
Considerando isso, o governo brasileiro lançou a ferramenta Celular Seguro. Ela tem como objetivo bloquear instantaneamente dispositivos roubados, prevenindo acessos não autorizados a contas bancárias e outros serviços importantes.
A plataforma Celular Seguro é utilizada como um “botão de segurança”, que pode ser ativado em situações de roubo ou furto. Por meio dessa ferramenta serão bloqueados os aplicativos de instituições financeiras em até dez minutos.
Além disso, as empresas de telefonia também podem efetuar o corte das linhas. O Celular Seguro pode ser acionado pela vítima ou ainda por uma pessoa de confiança previamente cadastrada.
Após registrar a ocorrência no site é preciso guardar o número do protocolo, além de registrar um boletim de ocorrência na delegacia.
Como utilizar o Celular Seguro
O aplicativo pode ser baixado através do Google Play Store, para dispositivos Android, e na App Store, para iOS. Além disso, você pode utilizar a ferramenta em um navegador no computador. Siga as instruções abaixo:
- Acesse o aplicativo ou site “Celular Seguro”;
- Depois, você pode fazer o login por meio da conta gov.br;
- Leia os termos de uso do Celular Seguro e concorde com eles;
- Será apresentada uma tela com três opções: cadastro de telefone, indicação de pessoas de confiança e registro de ocorrências;
- Em “Registrar telefone” é preciso o preenchimento de informações como marca e modelo do aparelho, número da operadora e de série, além de outros dados importantes. Informe o que é pedido e clique em cadastrar;
- Para indicar uma Pessoa de Confiança retorne à tela inicial e selecione a opção correspondente. Informe os dados solicitados e clique em cadastrar;
- Se houver roubo ou furto, acesse a opção “Registrar Ocorrência” na tela inicial através da sua conta em qualquer outro aparelho, e siga as instruções que serão apresentadas;
- Para que seja realizado o bloqueio, os números precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha.