Os consumidores negativados costumam ter dúvidas sobre o que acontece com uma dívida com mais de 5 anos. Por isso, é importante entender se a dívida ainda pode ser cobrada após esse período.
Primeiro, é necessário esclarecer que uma dívida não desaparece após cinco anos. Assim, ela ainda poderá ser cobrada mesmo depois desse prazo, ou seja, a dívida não desaparece quando “caduca”.
A dívida ainda existe, pois é uma parte da relação entre credor e consumidor que não foi cumprida como deveria, pois ainda existe o dever de realizar o pagamento. Por isso, uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo.
Considerando essa situação, a plataforma do Serasa Limpa Nome também apresenta ofertas de renegociação de dívidas com mais de 5 anos.
Quando uma dívida caduca ela ultrapassa o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Assim, caso a dívida tenha sido contraída há mais de 5 anos, mas não foi paga, o consumidor não pode continuar negativado por causa dela.
Uma dívida com mais de 5 anos ainda pode ser cobrada?
Após a dívida caducar o consumidor não pode mais ser negativado por causa dela. Assim, o seu nome não pode ser registrado nos cadastros de proteção ao crédito por causa dessa dívida específica.
Caso já esteja negativado, ficará com o nome sem restrições quando a dívida caducar. Dessa forma, outras empresas que consultarem os cadastros não vão ser informadas de que a dívida existe.
Por isso, apenas a própria empresa com a qual o devedor está inadimplente saberá dessa dívida. Além disso, vale esclarecer que a dívida com mais de 5 anos não influencia mais o Serasa Score.