Apesar de sites estarem noticiando um possível novo feriado nacional para o dia 25 de novembro, a informação não é animadora para os trabalhadores brasileiros. As manchetes, que utilizam fotos do presidente Lula, são na verdade conteúdos com referência para feriados municipais.
Nos textos, é possível entender que a data faz referência apenas para cidades como Abaiara (Ceará), Amparo de São Francisco (Sergipe) e Anajás (Pará). Para a maioria das cidades brasileiras, dia útil e funcionamento normal do mercado de trabalho.
Em novembro, duas datas já marcaram grandes feriados para os trabalhadores do Brasil. No dia 15, emendando com o fim de semana, o feriado movimentou as rodovias com boa parte buscando praias para descansar. No meio da semana, no dia 20, pela primeira vez o dia da consciência negra foi celebrado como feriado nacional.
Em novembro não está marcado nenhum outro feriado nacional. Para o jornalista João de Almeida, existe uma falha de comunicação em diversas manchetes:
“Quando olhamos um título indicando feriado e ele está acompanhado de uma foto do Lula, que é o presidente, associamos como uma medida federal. Se são feriados municipais, no mínimo a foto deveria ser de uma das cidades ou dos prefeitos”, avaliou o jornalista.