O verão é uma das quatro estações do ano. Entre suas principais características estão as elevadas temperaturas e o aumento dos índices pluviométricos, que refere-se à quantidade de chuva que cai em determinado local e em determinado período.
A palavra verão teve origem no latim vulgar veranum tempus, que significa tempo primaveril. Normalmente, nessa estação, os dias são mais longos que as noites por causa da maior incidência solar em um dos hemisférios.
Além disso, no Verão podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão ou convectivas.
Por mais que sejam rápidas, essas chuvas costumam ser intensas e acontecem, normalmente, no fim da tarde, quando os índices de evaporação das águas estão mais altos.
O verão inicia-se no Hemisfério Sul com o solstício de verão, entre os dias 21 ou 22 de dezembro. Enquanto seu término ocorre entre os dias 20 ou 21 de março. Já no Hemisfério Norte, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de junho, enquanto seu término ocorre entre os dias 22 e 23 de setembro.
O que é o solstício de verão?
O solstício é um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol atinge maior declinação em latitude em relação à Linha do Equador. Assim, o momento em que um dos hemisférios recebe maior incidência solar é chamado de solstício de verão, sendo responsável por inaugurar essa estação do ano.
Agora, quando ocorre solstício de verão no Hemisfério Sul, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio, mas quando ocorre solstício de verão no Hemisfério Norte, a incidência solar é perpendicular sobre o Trópico de Câncer.
Vale destacar que no Hemisfério Norte o verão é chamado de verão boreal. Enquanto que no Hemisfério Sul é chamado de verão austral.