Você é cliente Itaú ou Nubank? Atenção! Os dois maiores bancos do Brasil emitiram um alerta urgente sobre um novo golpe que está circulando. Golpistas estão usando táticas cada vez mais elaboradas para enganar os clientes e roubar seus dados bancários.
Como os golpistas estão agindo?
Os criminosos utilizam diversas estratégias para se passar por funcionários dos bancos e obter suas informações pessoais. Algumas das táticas mais comuns são:
Os golpistas se fazem passar por representantes dos bancos e entram em contato por telefone ou SMS, solicitando dados pessoais como senha e número do cartão. Além disso, muitos tendem a enviar e-mails falsos que imitam a aparência de comunicados oficiais do banco, com links que direcionam para sites falsos, onde são coletadas informações pessoais;
Em outros casos, os golpistas utilizam as informações disponíveis nas redes sociais para personalizar seus ataques e criar um senso de urgência.
Como se proteger dos golpes atuais
Confira abaixo como se proteger dos golpes que estão ativos no Nubank ou no Itáu:
- Desconfie de ligações e mensagens não solicitadas: Nunca forneça seus dados pessoais por telefone ou e-mail, a menos que você tenha iniciado o contato.
- Verifique a autenticidade do contato: Antes de fornecer qualquer informação, verifique a autenticidade do contato através dos canais oficiais do banco.
- Não clique em links suspeitos: Evite clicar em links recebidos por e-mail ou mensagem, mesmo que pareçam ser de fontes confiáveis.
- Ative a autenticação de dois fatores: Essa ferramenta extra de segurança exige a confirmação de sua identidade através de um código enviado para o seu celular, dificultando o acesso de terceiros à sua conta.
- Utilize as ferramentas de segurança oferecidas pelos bancos: O Nubank, por exemplo, oferece ferramentas como a “Chamada Verificada” e o “Alô Protegido” para ajudar a proteger seus clientes contra fraudes.