A Caixa Econômica Federal vai realizar novos pagamentos do Auxílio Gás em junho. As quantias serão liberadas a partir do dia 17/06, com o depósito do valor integral do botijão de gás.
O valor da parcela é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O Auxílio Gás é pago a cada dois meses, e as datas dos repasses seguem o mesmo calendário do Bolsa Família.
As famílias contempladas podem consultar o programa por alguns canais, como através do aplicativo Bolsa Família e do app Auxílio Gás. Também é possível consultar o recebimento do Auxílio Gás com o CPF do titular do benefício no Portal Cidadão da Caixa.
Além desses canais, os beneficiários podem fazer a verificação utilizando o CPF por meio de ligação. O atendimento pode ser realizado pelo número 111 da Caixa Econômica ou ainda pelo número 121 do Ministério da Cidadania.
Quem pode receber o Auxílio Gás
Podem ser contempladas pelo Auxílio Gás as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, isso inclui famílias beneficiárias de outros programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.
No entanto, é importante destacar que os benefícios do Bolsa Família não serão computados no cálculo do limite da renda familiar mensal dos solicitantes do Vale Gás. O benefício também contempla famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada.
No caso das famílias inscritas no Cadastro Único, o pagamento do Auxílio Gás será feito ao Responsável Familiar, preferencialmente à mulher. Já para famílias não inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o repasse será realizado ao titular do benefício assistencial ou ao seu Responsável Legal.