O gerenciamento de resíduos é composto por vários procedimentos técnicos e operacionais para avaliar os resíduos gerados na atividade da empresa, permitindo a realização de uma gestão sustentável.
O principal foco é o planejamento, que tem por objetivo reduzir a produção de resíduos e destinar adequadamente o que realmente for gerado na atividade.
Algumas das etapas são: identificação, classificação, acondicionamento e armazenamento, tratamento adequado, transporte e o destino final dos resíduos.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR) é o documento que assegura o registro de toda essa ação. Esse documento está embasado em legislações especificas e assegura o atendimento ao completo manejo dos resíduos, considerando suas características e riscos.
O primeiro passo para o gerenciamento correto de resíduos é contratar os serviços de uma empresa de referência na área de gerenciamento e destinação de resíduos.
O segundo passo é entender quais tipos de resíduos são gerados na sua empresa. Assim, é possível elaborar o melhor Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR).
Gerenciamento correto de resíduos
Após entender quais tipos de resíduos são gerados na sua empresa, será iniciada a execução do PGR com a coleta e separação dos resíduos, etapa em que são aplicados métodos de separação dos resíduos segundo a classe à qual pertencem.
Depois, ocorre o armazenamento e tratamento dos resíduos. Antes do descarte, os resíduos deverão receber o devido tratamento que assegure a eliminação das características de periculosidade, como também a preservação dos recursos naturais e o atendimento aos padrões de qualidade ambiental e de saúde pública.
Por último, ocorre a destinação final. As formas mais comuns de destinação de resíduos são:
- Aterro comum ou lixão;
- Aterro controlado;
- Aterro sanitário;
- Compostagem;
- Co-processamento em fornos de cimento;
- Reciclagem;
- Incineração.