O açude é uma estrutura artificial de terra, com ou sem escavação, utilizada para a acumulação de águas pluviais ou as oriundas de cursos d’água de característica efêmera ou pelo desvio de parte da vazão do curso d’água.
No Brasil, as águas dos açudes são utilizadas principalmente para abastecimento humano, criação de gado, irrigação, pesca, geração de energia, entre outras funções.
De acordo com a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) há vários termos utilizados no Nordeste para se referir aos reservatórios de água superficial, como barreiro e tanque, por exemplo.
No caso do barreiro, funciona como uma pequena represa de barro, com sangradouro lateral rudimentar. Ele seca todo ano e serve principalmente de bebedouro intermitente para o gado.
Como construir um açude?
Para a construção de um açude é necessário fazer uma análise minuciosa dos impactos ambientais que ele pode causar, além de realizar um planejamento robusto para evitar desastres. Um dos primeiros passos para fazer a construção de um açude é definir o rio que será barrado.
Como o açude é um barramento, é preciso saber onde a barragem vai estar. A localização será baseada segundo a topografia da região, isto é, os acidentes geográficos.
Após a escolha do local pré-definido pelo estudo hidrológico, será possível descobrir o volume que a barragem pode ter de armazenamento, além de saber a altura do barramento. Assim, através de um estudo serão observados vários fatores, como a vazão de água, o regime de chuvas, o material que será usado, entre outros.
O estudo considera vários pontos importantes antes de começar a construção. Isso é feito com o objetivo de garantir a eficiência do projeto, bem como a segurança de quem vive ao redor.
Para realizar a construção de um açude também é preciso fazer um estudo hidrológico, além de projetos básico e executivo, cronograma executivo e ter recursos financeiros.