O Bolsa Família foi relançado pelo Governo Federal em março de 2023 com uma nova proposta. O programa passou a garantir quantias conforme as características dos beneficiários. Contudo, para receber os pagamentos é necessário atender aos critérios estabelecidos.
O novo modelo de benefícios garante valores adicionais para a primeira infância, gestantes, crianças e adolescentes. Os valores extras são somados com a parcela mínima de R$ 600 para definir quanto a família tem direito a receber mensalmente.
Para ter direito ao pagamento do Bolsa Família, a principal regra é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Além disso, é necessário que a família esteja devidamente inscrita no Cadastro Único, mantendo os dados corretos e atualizados.
Esse cadastramento é realizado em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como em um CRAS mais próximo. Para isso, é necessário que o responsável familiar leve seu CPF ou o título de eleitor, como também um documento de cada pessoa da família.
É possível que uma família composta por apenas uma pessoa, ou mesmo uma família com mais pessoas, mas que não tenha uma ou mais crianças possa receber o Bolsa Família. No entanto, se tiver crianças a família terá direito a valores extras.
Calendário de pagamento do Bolsa Família em maio
- Beneficiários com o final do NIS 1: 17 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 2: 20 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 3: 21 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 4: 22 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 5: 23 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 6: 24 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 7: 27 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 8: 28 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 9: 29 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 0: 31 de maio