Uma modalidade de empréstimo foi liberada para beneficiários do Bolsa Família em 2022, permitindo a contratação do crédito com desconto na folha de pagamento. Ainda seria possível fazer a contratação neste ano? Vamos entender.
O empréstimo do Bolsa Família funcionava como um empréstimo com garantia. Ele colocava o valor recebido pelos depósitos do Bolsa Família como a garantia de pagamento do crédito.
Em 2022 era possível utilizar 45% do valor recebido, divididos em 35% para empréstimos consignados e financiamentos, além de 5% para cartão de crédito consignado e 5% para despesas com cartão de benefícios.
Contudo, a Caixa Econômica Federal informou em 2023 que o empréstimo consignado Bolsa Família ficaria suspenso por tempo indeterminado. Por isso, não é mais possível fazer a contratação do crédito através do benefício social.
Apesar de ter um alto índice de procura dos beneficiários do Bolsa Família em 2022 e em 2023, o empréstimo consignado do programa social foi suspenso pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ainda no início de 2023.
Essa suspensão ocorreu por causa do aumento do endividamento dos beneficiários, considerando o fato de que os descontos no benefício poderiam se estender por até 24 meses. Isso fazia com que a modalidade fosse uma grande preocupação para o desenvolvimento social do país e bem-estar financeiro da população.
Programa Bolsa Família
O programa social Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal do Brasil que atende pessoas de baixa renda, sendo liberado através do Cadastro Único.
O Bolsa Família tem por objetivo beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, sendo pago para famílias que possuem uma renda de até R$ 218 por pessoa ao mês.
Em 2024, o valor mínimo da parcela é R$ 600, podendo ser aumentada dependendo das condições específicas de cada família.