É comum que os beneficiários do Bolsa Família se preocupem com a possibilidade do benefício ser cancelado ou bloqueado, por isso, é importante saber os motivos que podem suspender os pagamentos e tomar cuidado para não perder o benefício.
Quem tem o benefício cancelado é informado por meio de mensagem no extrato bancário. Além disso, também é possível consultar a situação do benefício através do aplicativo Bolsa Família.
O Bolsa Família pode ser cancelado em três casos:
- Fim da Regra de Proteção do Bolsa Família. O programa estabelece que, mesmo se a família tiver um aumento de renda de até meio salário mínimo por pessoa, ela pode continuar recebendo graças à Regra de Proteção, e pode permanecer no programa por até 24 meses.
- Averiguação cadastral. Por meio do cruzamento de dados em bases administrativas, podem ser encontradas inconsistências cadastrais. Assim, o benefício é bloqueado até que o beneficiário atualize os dados junto ao CRAS. Caso possa comprovar os dados informados anteriormente, volta a receber o benefício, mas se não puder, o benefício é cancelado.
- Revisão cadastral. Mesmo que a família não tenha passado por nenhuma alteração de endereço, no telefone de contato ou na composição familiar, ainda assim é preciso atualizar os dados no CRAS no mínimo a cada dois anos. Se não fizer a atualização, o benefício pode ser cancelado.
Calendário de pagamento do Bolsa Família em maio
- Beneficiários com o final do NIS 1: 17 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 2: 20 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 3: 21 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 4: 22 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 5: 23 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 6: 24 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 7: 27 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 8: 28 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 9: 29 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 0: 31 de maio