O açude é um recurso muito utilizado para o abastecimento das pessoas, ou mesmo para áreas agrícolas, e até para produzir energia. Ele pode ser bastante útil para reservar água da chuva ou até a água corrente de algum rio.
O açude pode reter grandes quantidades de água, seja para abastecimento de áreas agrícolas, residenciais, industriais, para a produção de energia elétrica, dentre outras finalidades.
Há vários tipos de açude. Eles variam de acordo com o material usado para a sua construção. Dentre os tipos mais comuns, é possível citar o açude de betão ou concreto, de aterro, de terra de enrocamento, dentre outros.
No caso da lagoa, ela é uma formação de água doce, geralmente de tamanho menor do que um lago, localizada em uma depressão do terreno. Assim, pode ser natural, formada por processos geológicos, como também artificial, criada pelo homem para diversas finalidades.
Como ocorre a formação das lagoas
As lagoas são caracterizadas por sua água parada. Elas têm origem em diferentes processos geológicos. Assim, uma das ações mais comuns para a formação de lagoas é a erosão causada por rios ou geleiras.
Conforme a água flui, ela pode criar depressões no terreno, que se enchem de água e formam as lagoas. A atividade vulcânica também pode ser responsável pela formação das lagoas. O que ocorre quando crateras vulcânicas se enchem de água.
A ação humana é uma outra maneira de formar lagoas. Muitas lagoas artificiais são criadas pelo ser humano para o abastecimento de água, como também para a prática de esportes aquáticos ou para a criação de peixes.
A criação dessas lagoas ocorre por meio da construção de barragens ou represas, que impedem o fluxo natural da água e criam uma área de acúmulo.