A previsão do tempo é um processo responsável pela antecipação das condições climáticas locais, o que é feito por meio da análise de dados meteorológicos. A previsão é realizada especialmente pelos meteorologistas, isto é, os profissionais que analisam as condições físicas da atmosfera.
Por meio da obtenção e da análise de dados obtidos das estações meteorológicas são feitas as previsões. As estações estão equipadas com vários instrumentos de coleta de dados atmosféricos.
No Brasil, o principal órgão responsável pela previsão do tempo é o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet).
Vale destacar que a previsão do tempo é muito importante para o entendimento das condições climáticas de um determinado local.
O que é o monitoramento meteorológico?
O monitoramento meteorológico apresenta duas etapas, são elas: diagnóstico e monitoramento de alvos. O diagnóstico do monitoramento meteorológico é parecido com o da previsão do tempo.
A diferença é que, muitas vezes, não é preciso analisar uma escala espacial tão grande, pois há o interesse em fenômenos meteorológicos que irão ocorrer nas próximas horas.
Assim, neste caso são analisadas as condições do tempo na região do ponto a ser monitorado. A partir dos eventos que estão ocorrendo em torno do ponto de monitoramento, dá-se início ao acompanhamento dos sistemas meteorológicos.
Isso é feito utilizando a observação de estações meteorológicas, bem como imagens de satélites e principalmente imagens de radar e descargas atmosféricas. Um alerta para os gerenciadores do risco é emitido conforme algum risco se aproxima. Da mesma forma, o alerta é removido quando não há mais risco.
Com isso, é possível dar precisão a paradas e retornos de atividades, sem oferecer riscos e otimizando o tempo.