Os processos e regras das aposentadorias do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, podem trazer muitas dúvidas para os segurados, no entanto, atualmente é possível ter acesso a essas informações de maneira facilitada.
Dessa forma, quem precisa saber quanto tempo falta para se aposentar, bem como as exigência para solicitar o benefício, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e realizar uma simulação de aposentadoria.
Para o acesso é preciso ter login e senha, tanto na página do INSS na internet quanto no aplicativo. O app pode ser baixado gratuitamente no celular, seja ele Android ou iOS. A ferramenta disponível no Meu INSS considera as variadas regras de idade e tempo de contribuição.
Ao clicar na seta lateral de cada modalidade poderá conferir os detalhes das regras. Contudo, saiba que a simulação feita no Meu INSS não garante o direito à aposentadoria.
É importante lembrar que os trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam ficar atentos às novas exigências estabelecidas pela reforma da Previdência, que entram em vigor este ano.
Idade mínima para se aposentar pelo INSS em 2024
De acordo com a regra atual, mulheres devem se aposentar com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Já a exigência para os homens são 65 anos de idade e 20 de contribuição.
Contudo, para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, foi desenvolvido um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria.
Dessa forma, a idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. Em 2024, as mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses de idade. Já para os homens a idade mínima passa a ser de 63 anos e 6 meses.
Quanto ao tempo mínimo de contribuição, ele passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. A regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade também sofreu alterações: a pontuação mínima exigida é de 91 para mulheres e de 101 pontos para os homens.