Açudes são estruturas usadas para o armazenamento de água para uso agrícola, pecuário ou ainda para o controle de cheias e para outros usos pelo ser humano. Eles quase sempre são vistos construídos apenas em propriedades rurais.
Os açudes podem ser feitos de terra compactada, concreto ou até através de plástico reforçado com fibra de vidro. No Brasil, os açudes são mais comuns em regiões semiáridas (em cursos intermitentes ou em áreas com depressões naturais), pois nesses locais a água é um recurso escasso.
No caso das represas, elas são utilizadas para armazenar água para abastecimento humano, industrial ou agrícola e o único objetivo da sua construção é a geração de eletricidade.
Por isso, são uma parte fundamental da infraestrutura de muitas hidrelétricas fornecedoras de energia renovável.
Vale destacar que as represas são modelos de engenharia bastante complexos. Elas são construídas em grandes rios represados, com o propósito de criar reservatórios extensos (com milhões de metros cúbicos) que também podem fornecer água para outras finalidades, como navegação e irrigação, por exemplo.
O que é uma barragem?
As barragens são estruturas construídas para a retenção de água, isto é, são reservatórios. A sua construção está geralmente relacionada a geração de energia elétrica, fornecimento de água para irrigação, tentativa de controle de inundações, dentre outros motivos.
Há vários tipos de barragens, como:
- Barragens de enrocamento: são construídas usando pedras e outros materiais rochosos, são mais adequadas para terrenos acidentados;
- Barragens de terra: feitas com solo compactado. São as mais comuns, geralmente escolhidas para áreas rurais;
- Barragens de concreto: são mais seguras e duráveis, mas também mais caras;
- Barragens de materiais compósitos: para a construção são combinados diferentes materiais, como terra, concreto e enrocamento.