Para entender quais as diferenças entre um rio e um açude é importante conhecer as suas principais características. Os rios são cursos de água doce que cobrem parte da superfície da Terra.
Suas principais características estão relacionadas com outros aspectos geográficos, como é o caso do clima, relevo e vegetação. Os rios são classificados em perenes e intermitentes.
Os rios são utilizados pelo ser humano para atividades como abastecimento doméstico, geração de energia, produção agropecuária e produção industrial.
Sua importância está atrelada especialmente ao fornecimento de água doce. Além disso, ao redor do mundo os rios possuem grande destaque em termos econômicos. Os principais rios do Brasil são o São Francisco, Amazonas e o Paraná.
Os rios são um importante sistema ambiental, eles possibilitam a manutenção do equilíbrio ecológico, como também a conservação da vida no planeta.
Quanto aos principais elementos geográficos que compõem a formação do alto, médio e baixo curso de um rio, são eles: nascente, curso e foz.
O que é um açude
O açude, por sua vez, é uma estrutura artificial de terra, com ou sem escavação, que é utilizada para a acumulação de águas pluviais ou as oriundas de cursos d’água de característica efêmera, ou ainda pelo desvio de parte da vazão do curso d’água.
As águas dos açudes são utilizadas no Brasil, principalmente, para abastecimento humano, geração de energia, criação de gado, irrigação, pesca, entre outras funções.
Para realizar a construção de um açude é necessário fazer uma análise minuciosa dos impactos ambientais que ele pode causar, bem como um planejamento robusto para que os desastres sejam evitados. Para a construção de um açude, um dos primeiros passos é escolher o rio que será barrado.