O açude é uma barragem que funciona como uma barreira artificial para reter água. Ele pode reservar água da chuva ou ainda a água corrente de algum rio.
Essa barreira é muito utilizada em regiões onde há escassez de água durante períodos de estiagem e também para outras finalidades, como para o abastecimento de áreas residenciais, agrícolas e industriais.
Além disso, pode ser utilizado para a produção de energia elétrica, defesa contra cheia de rios, regularização de um caudal, entre outros propósitos.
Os açudes são importantes para o desenvolvimento dos seres humanos e animais, auxiliando ainda a combater os quadros de seca no período de escassez de chuva.
Para a construção de um açude é preciso uma análise minuciosa dos impactos ambientais que ele pode causar, bem como um planejamento robusto para que os desastres sejam evitados. Um dos primeiros passos para a construção de um açude é a escolha do rio que será barrado.
Como o açude é um barramento, será necessário saber onde a barragem vai se localizar. Essa localização será baseada na topografia da região, isto é, nos acidentes geográficos.
Tipos de barramentos dos açudes
Existem vários tipos de barramentos que são classificados segundo o material usado para a construção, confira alguns:
- Barramento de enrocamento: é realizado com rochas compactas, servindo como proteção contra a erosão causada pelas ondas geradas no reservatório e pelo desnível da água.
- Barramento de terra de enrocamento: é construído utilizando pedras que possuem a finalidade de sustentar uma barragem, sendo usado principalmente para o armazenamento permanente de água.
- Barramento de concreto: são feitos em vales estreitos, pois o concreto possui limitações relacionadas ao comprimento do açude.
- Barramento em arco: açudes feitos em vales estreitos, que apresentam largura menor que a altura.
- Barramento de aterro: feito com terra e/ou rocha com função de reter a água.
- Barramento de gravidade: nele a gravidade da Terra mantém o açude em potência contra o forte impulso da água.