As estações do ano possuem características particulares, diferenciando-se em cada hemisfério por causa da inclinação do eixo da Terra e de seus movimentos de rotação e de translação.
No Hemisfério Sul, a primavera inicia-se por volta do dia 22 de setembro, com término por volta do dia 21 de dezembro. Ela vem após o inverno e sua principal característica é o reflorescimento da flora terrestre.
Outra importante característica é o fato de apresentar temperaturas mais amenas e agradáveis. Além disso, nessa estação do ano, aumentam-se gradualmente os índices pluviométricos. Os dias também passam a alongar-se, ao passo que as noites tornam-se mais curtas.
No Hemisfério Sul, o inverno inicia-se por volta do dia 21 de junho, com término por volta do dia 21 de setembro.
Essa estação caracteriza-se pelas temperaturas baixas e, em algumas localidades, pela ocorrência de geadas e nevascas. Ao longo do inverno, é comum ocorrer a migração de diversas espécies de animais para áreas com temperaturas mais altas.
Por ter menor incidência de raios solares na região em questão, os dias são mais curtos e as noites mais longas no inverno.
Estações do ano no Hemisfério Sul
Tendo início por volta do dia 21 de dezembro e término por volta do dia 20 de março, o verão caracteriza-se por apresentar temperaturas mais elevadas e altos índices pluviométricos. Além disso, os dias costumam ser mais longos do que as noites.
No Hemisfério Sul, o Outono inicia-se por volta do dia 20 de março, terminando por volta do dia 21 de junho. Essa estação caracteriza-se pela gradual queda das temperaturas, exceto nas regiões próximas à linha do Equador.
Além disso, ocorre a queda das folhas das árvores, que apresentam tons amarelados. Essa estação também representa mudança, pois é o período de transição entre duas estações com características muito diferentes.