Muitas pessoas gostam do aroma da gasolina, e há várias razões para isso, como a possibilidade do cheiro acionar lembranças nostálgicas. Assim, a pessoa pode lembrar de um passeio ou viagem especial.
Em alguns casos os fabricantes de gasolina podem adicionar fragrâncias ou perfumes à gasolina para melhorar o cheiro. Além de tornar o aroma mais agradável, essa prática também pode ajudar a detectar vazamentos.
O cheiro da gasolina é bastante característico, podendo ser identificado de longe, além de ser agradável para várias pessoas.
Esse aroma marcante não existe por acaso, sendo o resultado de uma complexa mistura de hidrocarbonetos voláteis e aditivos.
A gasolina possui aditivos importantes para a sua eficácia e qualidade. Um deles é o tolueno, usado frequentemente para aumentar o índice de octanas da gasolina. O tolueno é responsável por apresentar um odor adocicado, que contribui para o cheiro distinto da gasolina.
Tipos de gasolina
A gasolina é derivada do petróleo e conta com diferentes tipos, como a gasolina comum, aditivada e premium. Apesar da gasolina comum ser uma opção acessível, pode conter menos aditivos de limpeza.
A gasolina comum também é conhecida como gasolina tipo C, sendo a variedade mais básica e amplamente disponível entre os tipos de gasolina. Ela pode ser adequada para motores de baixa compressão. Contudo, pode conter menos aditivos de limpeza em relação às outras.
No caso da gasolina aditivada, também conhecida como gasolina tipo A, ela possui aditivos que auxiliam na limpeza e manutenção dos componentes internos do motor. Assim, eles podem minimizar o acúmulo de depósitos e resíduos, para que o motor fique limpo e funcionando de forma eficiente.
Agora, a gasolina premium, também chamada de gasolina tipo P, possui uma octanagem mais elevada em comparação com a gasolina comum e a aditivada. Por isso, ela é adequada para motores de alta performance ou com maior taxa de compressão.