Por causa da dimensão do seu território e de outros fatores, como a variação de altitude e presença de diferentes massas de ar, o Brasil possui uma relativa diversidade climática.
Assim, o Brasil apresenta uma ampliada diversidade climática, que se organiza por meio da ação de diversos fatores e elementos, que são responsáveis por influenciar o comportamento da atmosfera.
A posição geográfica da maior parte das terras brasileiras, em uma zona de baixa latitude, determina o domínio de climas mais quentes. No entanto, em alguns pontos predominam os efeitos das massas de ar frio.
Além disso, também é importante considerar as ações da vegetação, bem como da altitude e das variações de latitude, entre outros aspectos, para entender a grande diversidade climática do Brasil.
Climas no Brasil
Apesar de alguns lugares serem mais frios, enquanto em outros faz calor, de maneira geral o clima do Brasil é quente em quase todo o território.
Vale esclarecer que há três tipos de climas no Brasil, são eles: equatorial, tropical e temperado. O clima equatorial engloba principalmente a região da Floresta Amazônica, onde chove quase todos os dias e faz muito calor.
Agora, o clima tropical varia conforme a região, mas também é quente e possui chuvas menos regulares. Na região mais fria do Brasil, isto é, no Sul, predomina o clima temperado. Durante o inverno é possível que ele atinja temperaturas inferiores a zero grau, e também pode ocorrer neve.
Vários fatores são responsáveis por colaborar para as mudanças climáticas no Brasil e no mundo, como é o caso do desmatamento, da emissão de gases de efeito estufa através da queima de combustíveis fósseis, das queimadas, entre outros. Todos esses fatores contribuem para o aquecimento global.