A modalidade MEI, Microempreendedor Individual, surgiu com o propósito de formalizar profissionais autônomos e outros trabalhadores, garantindo direitos que não costumam ser respeitados para quem está na informalidade, como acesso aos benefícios previdenciários.
Quem atua como Microempreendedor Individual pode ter algumas dúvidas sobre o que lhe é permitido fazer, como se há empréstimos disponíveis para atender esta categoria.
Por isso, é importante esclarecer que o MEI pode sim contratar empréstimos. A possibilidade de contratar crédito, inclusive, pode ser uma saída interessante para quem não dispõe de recursos para empreender, desde que feita de forma responsável.
Como o empréstimo se destina a atender o MEI, costuma ser menos burocrático e oferecer taxas de juro reduzidas. O empréstimo oferecido para o MEI é semelhante a outros tipos de crédito empresarial.
A diferença está em ser específico para microempreendedores, o que pode tornar o produto menos burocrático. Como em toda operação para conseguir contratar crédito, o Microempreendedor Individual também vai precisar comprovar a capacidade de pagamento da dívida.
Como o MEI pode solicitar um empréstimo?
Todo empreendedor com CNPJ ativo nesta categoria, que consiga provar a necessidade do empréstimo, pode solicitar um empréstimo como MEI.
O Governo Federal oferece o Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que é responsável por facilitar o acesso do Microempreendedor Individual e da Micro e Pequena Empresa a diversas soluções financeiras para auxiliar no crescimento da sua empresa.
Além disso, na Caixa Econômica Federal está disponível o programa Microcrédito Digital para Empreendedores – SIM Digital. Esse empréstimo oferta crédito de até R$ 1 mil para pessoa física ou de até R$ 3 mil para pessoa jurídica (MEI). O empréstimo poderá ser quitado em até dois anos.