O Auxílio Gás, também conhecido como Vale Gás, é um dos benefícios sociais pagos por meio do Cadastro Único. Ele contempla famílias brasileiras de baixa renda com depósitos a cada dois meses.
As famílias atendidas pelo Auxílio Gás recebem o benefício para comprar o botijão de gás de cozinha e preparar suas refeições.
A consulta do programa pode ser feita através do CPF pelos aplicativos do Bolsa Família e Caixa Tem. Além disso, também é possível fazer a consulta por ligação no número 111 (Caixa Econômica) ou 121 (Ministério da Cidadania).
Para ter direito ao repasse é necessário ter inscrição atualizada no Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas sociais do governo.
O cadastramento pode ser feito presencialmente em todo Brasil, em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima da sua residência.
Como descobrir se fui aprovado para receber o Vale Gás?
Para saber se vai receber o benefício você pode consultar o Vale Gás pelo CPF acessando o app Bolsa Família ou o app Caixa Tem pelo seu celular. Também pode ligar para o Atendimento Caixa no número 111 e obter informações sobre sua aprovação.
O Auxílio Gás deposita a cada dois meses o valor integral do botijão de gás, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As datas dos pagamentos seguem o mesmo calendário do Bolsa Família.
Podem ser atendidas pelo Vale Gás as famílias inscritas no Cadastro Único que possuem renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa.
Os valores pagos pelo Bolsa Família não serão computados no cálculo do limite da renda familiar mensal de quem está solicitando o Auxílio Gás. O Vale Gás também contempla famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada.