O cartão do Bolsa Família permite que os beneficiários do programa social realizem o saque das parcelas pagas mensalmente pelo Governo Federal. O cartão é emitido pela Caixa Econômica e possui um Número de Identificação Social (NIS) que corresponde ao responsável familiar.
Além do saque, o cartão também pode ser usado para consultar o saldo e o extrato do Bolsa Família, além de fazer compras em estabelecimentos credenciados, pois o novo cartão Bolsa Família tem função de débito e possui chip e senha.
Isso permite que ele seja usado em qualquer máquina de cartão. Além disso, o novo cartão ainda permite que as famílias beneficiárias façam compras e transferências através do WhatsApp, usando o aplicativo Caixa Tem.
Quem pode receber o Bolsa Família em 2024?
Para ser incluído entre os beneficiários do Bolsa Família a principal regra é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Assim, caso a família possua algum integrante que recebe um salário mínimo, é MEI (Microempreendedor Individual) ou ainda apresenta alguma outra renda, ainda assim terá direito ao benefício se não ultrapassar o limite de R$ 218 por pessoa ao mês.
Também é necessário estar devidamente inscrito no Cadastro Único, com os dados corretos e atualizados, para acessar o programa. Esse cadastramento é realizado em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os CRAS, pelo responsável familiar.
Contudo, é importante lembrar que, mesmo inscrita no Cadastro Único, a família não vai entrar imediatamente para o Bolsa Família. O programa identifica todos os meses, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas e que começarão a receber o benefício.